quarta-feira, 10 de junho de 2009

2ª edição

05/06- DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA
Conscientização na Escola/ Por Gabriela Bom, ao contrário do que muitas pessoas pensam ecologia não é apenas plantas! Realmente não quero que você leitor, passe os olhos nessa matéria e tire conclusões precipitadas, pois ecologia é muito interessante! Para você entender melhor preciso contar o que é ecologia. De acordo com o novo dicionário Aurélio: “Ecologia é a parte da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem bem como, as suas recíprocas influências. Ecologia também é o ramo das ciências humanas que estuda a estrutura e o desenvolvimento das comunidades humanas em suas relações com o meio ambiente e sua consequente adaptação a ele.” Resumindo, ecologia é o estudo da relação entre o meio ambiente e as pessoas. Você com certeza já ouviu nos noticiários da TV e até mesmo na escola falar desse assunto, mas também tenho certeza que falaram da ecologia e o planeta, da ecologia e o país, da ecologia e o estado, da ecologia e a cidade, até da ecologia e o bairro! E da ecologia e a escola? É sobre isso que escrevo para você! Muitas vezes já lhe falaram a respeito da poluição das indústrias e dos rios poluídos pelo lixo, e a nossa escola? Você sabia que um chiclete demora cerca de cinco anos para se decompor? Imagine se todos os dias metade dos alunos matriculados grudassem chiclete nas carteiras. Com toda certeza levaria muito tempo para a escola se ver livre deles! Se o chiclete fosse o único problema de poluição na escola estaríamos até felizes. Mas, se você parar e olhar ao redor, verá paredes riscadas, carteiras rabiscadas, portas desenhadas e materiais quebrados. O que seus pais diriam se você simplesmente saísse pela casa escrevendo nas paredes e quebrando as coisas? Pare e pense, apesar de ser uma escola pública, seus pais certamente pagam impostos, e é com este dinheiro que esta escola está de pé. “Se você tem um pouco de amor por seu futuro, não tenha essas atitudes, que destroem a imagem da nossa escola”. No decorrer dos anos, os alunos fazem trabalhos com o tema ecologia, mas é vergonhoso que muitos deles não aprendam nada com os trabalhos, pois continuamos vendo lixo nas salas de aulas, no pátio e nos banheiros, e isso tem um nome, sabe qual é? POLUIÇÃO! À medida que poluímos a escola, ela vai ficando cada vez mais suja e isso dificulta o trabalho feito pelos funcionários da limpeza. Porém, poluição ambiental não envolve apenas lixo material, mas também lixo mental e psicológico. O desrespeito dos alunos aos professores é visível. E o desrespeito entre colegas? Brigas, agressões, tanto físicas como verbais, são considerados lixos para o ambiente em que vivemos. Então, o meio ambiente, como disse no início dessa matéria, não envolve apenas plantas, mas todos nós. Essa produção de lixo material e psicológico não contribui para um bom convívio. Agora, antes de jogar um papel no chão, rabiscar seu nome na carteira ou desrespeitar alguém, pare e pense. Lembre-se que, o que nos diferencia dos outros seres é a nossa capacidade de refletir, de sentir e de agir!
Então reflita, sinta e mude seu modo de agir!
CHARGE - Foi uma atividade proposta e produzida nas aulas de geografia com a professora Zaira Anislen Moutinho.
PROJETO ENTORNO ESCOLAR
CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Escola em luta/Por Laila
Segundo a supervisora Alexsandra Clasen, o projeto ENTORNO ESCOLAR visa a transformação da área do entorno da E.B.M. Profª. Dilma Lúcia dos Santos em área pública para abrigar um Centro de Educação Ambiental, voltado ao ensino e pesquisa, a educação e preservação ambiental, preservação da história e cultura local, atividades desportivas, lazer, convivência social. Constitui-se numa construção coletiva da comunidade escolar, entidades e moradores do distrito. A área total está localizada na Armação do Pântano do Sul, na Rodovia SC 406, dividida em três terrenos, sendo que um deles já é o terreno de nossa escola. A ideia é respeitar os condicionantes ambientais presentes (vegetação de mangue, mata ciliar e remanescente da floresta ombrófila densa de terras baixas). E ainda: Oportunizar novos espaços educativos, formando um Centro de Educação Ambiental; Disponibilizar espaços de lazer, esportes e convivência social; Preservar o imóvel em estilo açoriano existente no terreno, para abrigar Espaço Histórico e Cultural; Ampliar e diversificar o espaço escolar para viabilizar escola em tempo integral; Promover a Educação Ambiental do primeiro ao nono ano do Ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio envolvendo a comunidade; Desenvolver estudos dos ecossistemas locais, fomentando atitudes investigativas e desenvolvendo com a criança e o adolescente o gosto de estudar e pesquisar; Criar atrativos turísticos para o distrito, gerando trabalho e renda; Preservação e regulamentação do Corredor Ecológico. Pequeno Histórico da Caminhada: A área está sendo reivindicada desde 1997. De lá para cá várias atividades já foram feitas para a elaboração e concretização do projeto, envolvendo a escola e a comunidade escolar. Em 2002, aconteceram muitas negociações com o poder público municipal, resultando na aquisição do espaço de nossa atual escola. Em 2005, o conselho deliberativo da escola, aprovou a proposta de elaboração de um projeto de uso e ocupação da área do entorno escolar de nossa escola. Iniciou-se amplo debate interno para justificar o uso público da área em questão e propor formas de ocupação, com a participação da comunidade escolar, através de atividades de luta, coleta de assinaturas, passeatas e a instituição de um Fórum em defesa da área pública do entorno escolar. Em fevereiro de 2008, realizou-se uma reunião pública na comunidade com a participação de entidades comunitárias, do prefeito Dário Berger, secretários municipais e comunidade escolar, com o objetivo de apresentar o projeto e propor encaminhamentos. Tal reunião foi finalizada com a entrega oficial do projeto, acompanhado de um abaixo assinado com aproximadamente duas mil e quinhentas assinaturas em apoio ao prefeito, que na época firmou compromisso e iniciou, em seguida, a desapropriação dos terrenos para a implementação da proposta.
Saiba o que a escola faz no seu dia a dia intencionando contribuir para uma consciência ecológica na prática./ Por Ketlin e Silvana PEV- PONTO DE ENTREGA VOLUNTÁRIA: Entrega de óleo de fritura, pilhas e baterias usadas. Atende toda a comunidade, objetivando dar um destino apropriado para esses materiais, evitando assim que poluam o ambiente. Responsável: profª Letícia Souza

PRODUÇÃO DE SABÃO: O laboratório de Ciências oferece para toda a comunidade oficinas de: *sabão com óleo usado;*sabão contra piolho; *detergente caseiro; *amaciante ecológico; *sabonetes glicerinados medicinais; *balas medicinais. Responsável: profª Letícia Souza

PROGRAMA DE RECICLAGEM DO PAPEL (PRO- REPA): ”Pensando e fazendo papel na escola” com oficinas semanais, atendendo alunos do 1ªano a 8ª série. Oferece ainda : *Oficinas com sucatas_ brinquedos; *Oficinas de encadernação *Monitoria com alunos da turma de reciclagem. Organização e participação: *apresentações em feiras ambientais; *confecção e venda de artigos de papelaria e embalagens, entre outros. Responsável: profª Márcia Cunha

Fotos: Silvana

LIXO! O QUE FAZER?

SAIBA QUANDO PASSA A COLETA DO LIXO PESADO E SELETIVO NA COMUNIDADE/ Por Silvana

Coleta de lixo pesado/Programação 2009 Agosto

dia 4, terça – Costeira do Pirajubaé.dia 11, terça – Carianos.dia 18, terça – Rio Tavares e Campeche.dia 25, terça - Morro das Pedras, Areias do Morro das Pedras e Armação. Setembro

dia1º,terça - Pântano do Sul, Balneário dos Açores, Solidão e Costa de Dentro.dia9, quarta - Riberão da Ilha, Freguesia do Ribeirão, Caiacanga e Caieira da Barra do Sul.dia15,terça-Tapera.
Coleta seletiva/Programação 2009 Quintas-feiras pela manhã: Armação, Pântano do Sul e Morro das Pedras (nove ruas das Areias).
DIA DOS NAMORADOS/Por Nadini e Laila
MENSAGENS Amar é ter o céu e querer apenas uma estrela. E ter o oceano e querer apenas uma gota. É ter o universo e querer apenas uma pessoa: você! Eu falei que não gosto mais de você, e quer saber? Essa foi a minha pior mentira. Se dois lábios não conseguem se beijar, dois olhos se beijam na troca de um olhar. O amor de verdade não morre, só dorme um pouquinho para acordar lindo, lindo. Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor. (William Shakespear)
FILMES 1-Ps. eu te amo, 2-Um amor para recordar, 3-Muito bem acompanhada, 4-Paixão de aluguel, 5-Crepúsculo.
ENQUETE - Entre os dias 11 e 18/05 o Jornal Parceria realizou uma enquete com os adolescentes da escola. Foram pesquisados 61 meninos e 80 meninas (separadamente). O questionamento era: O QUE VOCÊ ADMIRA EM UM MENINO? O QUE VOCÊ ADMIRA EM UMA MENINA? ANALISE OS GRÁFICOS E DESCUBRA O PERFIL DE MENINA E DE MENINO MAIS DESEJADO.
Dia 29/06-DIA DO PESCADOR/Por Ketlin
Saiba um pouco da história de nossa gente.
A Pesca é uma das atividades mais antigas que se tem registro, tornando-se parte das culturas humanas. Não só como fonte de alimento, mas também como modo de vida, fornecendo identidade a inúmeras comunidades.
OS PRIMEIROS PESCADORES DE NOSSA ILHA QUE SE TEM CONHECIMENTO:
Os Homens dos Sambaquis
Os indícios dos Homens dos Sambaquis no Sul, Norte, Leste e Oeste de nossa ilha datam aproximadamente cinco mil anos passados. O mais antigo é o encontrado no Pântano do Sul. De origem Guarani a palavra SAMBAQUI significa MONTE DE CONCHAS. Os sambaquis surgiram porque os habitantes eram coletores de frutos do mar, e durante centenas de milhares de anos jogavam e acumulavam as cascas de moluscos e restos de outros alimentos em um mesmo local. Existem sambaquis de até trinta metros de altura. Com o passar do tempo moravam em cima dos sambaquis porque eram lugares secos, arejados, livres de cobras e pontos estratégicos para avistarem o mar e a terra. A atividade básica dos homens dos sambaquis era a coleta de moluscos, mas também pescavam e caçavam. Usavam ossos, dentes e conchas para fazerem ferramentas e objetos de adorno. Nas praias do Pântano do Sul, Ponta das Canas, Ingleses, Santinho e Barra da Lagoa foram encontradas algumas oficinas líticas - local onde se prática o polimento de instrumentos de pedra. E ainda nesses mesmos lugares foram encontrados objetos de pedra com representações de animais, demonstrando a sensibilidade artística dos Homens dos Sambaquis. Texto de Silvana V. Nazário
E A VIDA DO PESCADOR DA ARMAÇÃO, COMO É? Marcio Manoel da Silva é pescador, tem 39 anos, nasceu em Santa Catarina e mora na Armação do Pântano do Sul. Iniciou seu aprendizado na pescaria lavando o cação que o pai trazia do mar. Pela manhã estudava e a tarde ajudava o pai. Aos poucos o pai lhe ensinou os segredos do mar e da terra. O modo de pesca é a pesca de cerco. A rotina não é fácil. Acorda as 5h da manhã, vai para a associação arrumar o barco e as redes e em alguns momentos, quando o mar está para peixe se lança ao mar. No verão é com os passeios turísticos, principalmente para a ilha do Campeche, que a família se mantém. A embarcação utilizada é maior. Segundo Marcio, hoje em dia o pescador artesanal não consegue mais sobreviver só da pesca. Com a industrialização da atividade, que possui grandes barcos, equipamentos, radares e tudo mais, a competição comercial para o pequeno pescador ficou impossível. E foi em função disto que nasceu a associação de pescadores da praia da Armação, buscando agrupar, organizar e instrruir seus membros quanto as atividades turísticas como meio alternativo e suplementar de sobrevivencia. Marcio relata que sua vida é simples, pois possui seu barco (trabalho), sua casa, sua família e isto é o bastante para ser feliz. Para completar ainda mais esta felicidade: O VISUAL DA PRAIA DA ARMAÇÃO. E será que realmente precisamos de muito mais !?

fotos de Silvana

Fique sabendo...
Novidade na Informatizada
Para este ano a Sala Informatizada foi toda renovada, temos novos computadores e estamos trabalhando com um novo sistema operacional: o Linux Educacional 3.0! Mas o que é um sistema operacional? Sistema operacional é o programa básico de que todo computador precisa para funcionar. É o programa que fica entre nós e o computador, como um tradutor que consegue entender nossas ordens e traduzi-las para a linguagem do computador. O Linux Educacional 3.0 é um sistema operacional livre. O Windows, um sistema operacional proprietário. São chamados de "programas proprietários" os programas de computador que são propriedade de alguém, programas que têm dono e que não podem ser modificados, alterados, vendidos ou utilizados sem autorização expressa de seu dono. Já os "programas livres" podem ser utilizados, modificados, adaptados por qualquer um que tenha habilidade para tal, sem necessitar de autorização de quem quer que seja para fazê-lo. O programa não tem um dono que recebe direitos cada vez que o programa é comercializado ou utilizado. Bem, toda mudança gera certa ansiedade, certo receio... mas tudo que é novo também nos desafia, nos faz buscar novos conhecimentos e realizar descobertas. Então, vamos em frente, pois temos muita coisa para aprender com este novo sistema. Profª Beth / coordª da Sala Informatizada Fonte: Texto “O mundo livre e a liberdade da escola” de Alberto Tornaghi.
Dica Ortográfica- Onde vai o hífem?/ Por gabrielli
Não é mais usado quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento inicia por s ou r, devendo essas consoantes se duplicarem. Como era=Como fica: anti-religioso =antirreligioso anti-sistema=antissistema ante-sala=antessala ultra-romântico=ultrarromântico contra-senso=contrassenso
EXCEÇÃO: o uso de hífen permanece nos compostos em que os prefixos super, hiper e inter aparecerem combinados com elementos iniciados em r. Exemplos: hiper-rancoroso, inter-racial, super-revista. Fonte: Revista Carta na Escola, fevereiro de 2009- Edição 33.
FALA ESCOLA/ Por Gabriela Nesta segunda edição entrevistamos a presidente do Conselho de Escola, Adriana R. N. Oliveira.
Jornal Parceria- O que é Conselho de Escola? Conselho de Escola: O conselho é um órgão que define as linhas prioritárias de ação educacional, deliberando sobre os diversos aspectos convenientes à vida da unidade escolar. J.P- Para que serve? C.E: O conselho deliberativo deve: coordenar e promover a elaboração do regime escolar.; deliberar sobre as diretrizes e metas de atuação da escola; propor alternativas para a resolução de problemas de natureza administrativa, pedagógica e financeira, além de opinar e aprovar questões de ordem disciplinar, calendário escolar, programas de apoio aos alunos na escola; analisar os relatórios anuais da escola; analisar e propor melhorias no processo ensino-aprendizagem. J.P- Como se organiza? C.E: Ele se organiza da seguinte forma: Um representante da direção, três representantes dos professores, três representantes dos pais, três representantes dos alunos, dois representantes dos funcionários e um representante das especialistas educacionais. J.P- Quem faz parte hoje? C.E: Atualmente é composto por: Pais - Adriana R. N. Oliveira (presidente), Eliluci da Silva dos Santos e Veridiana K. M. R. de Oliveira (secretária). Alunos - Schaine S. da Silva, Larissa Castro Coutinho, Leonardo G. Scur. Professores - Suzana Pauli, Renata Saldanha Arteche. Especialistas - Maria Alice Benavides. Funcionários - Tânia e Salete Rosa. J.P- Quando o conselho se reuni e quem pode participar? C.E: Ordinariamente todas as primeiras quintas-feiras de cada mês às 08h na escola. Sendo que toda a comunidade escolar tem o direito a participar, respeitando a pauta do dia e sem direito a voto. Quem necessitar colocar algo em pauta precisa entrar em contato antecipadamente. J.P- Como surgiu? Quem iniciou? C.E.: O conselho foi fundado na gestão da profª. Roseli Maria da Silva Pereira, em 1996. Fruto de um longo processo que teve início na Rede Municipal de Ensino a partir da gestão da profª. Doroti Martins a frente da SME na Administração da Frente Popular (1993-1996). A criação do CDE se amparou na Lei nº. 2622/1987. Nosso Conselho, desde o início, está comprometido com a Direção e APP na promoção: *Da gestão democrática da escola com participação de todos os segmentos nas decisões e encaminhamentos; *Do fortalecimento do papel da escola enquanto espaço público; *Da autonomia política e administrativa para a escola; *Da participação na discussão e elaboração do projeto político-adminstrativo-pedagógico da escola.

ESPAÇO DO LEITOR/ Por Laila

Este espaço está reservado para você leitor poder se expressar através do nosso jornal enviando comentários, matérias, reivindicações e o que mais achar interessante. O material enviado passará por uma seleção feita por nossa equipe. Nesta edição trazemos um texto sobre o meio ambiente de autoria da professora Arlení e desenhos de seus alunos. Até Quando a Terra Vai Suportar? A cada dia que passa os seres humanos consomem mais recursos da natureza. A população mundial vem crescendo de forma acelerada. Com isso, as cidades crescem, o número de automóveis nas ruas aumenta, é necessário mais terra para agricultura e a pecuária, água, mais energia, mais combustível, entre outros. Vivemos numa sociedade na qual comprar e vender faz parte da vida das pessoas. O problema é que não percebemos que esse simples ato pode prejudicar o meio ambiente. Ao comprar uma roupa nova, por exemplo, não levamos em consideração que é necessária cultivar o algodão e que isso implica usarem fertilizante e pesticida que podem poluir o solo, a água, o ar. mais ainda, para tingir o tecido, a indústria utiliza água e produtos químicos que contaminam os rios. Os seres humanos estão produzindo e consumindo cada vez mais, mas a Terra não vai aumentar de tamanho. Então, fica a questão: Será que precisamos de todos os produtos que consumimos?

PROJETOS EDUCATIVOS E OUTROS AMBIENTES/Por Letícia e ketlin

PLANTAR E COLHER, UM JEITO DE APRENDER”:

Segundo a professora Suzana o “PROJETO PLANTAR E COLHER, UM JEITO DE APRENDER” é um projeto de Educação Ambiental, em consonância com o Projeto Político Pedagógico, com o objetivo de estimular os alunos, dos anos iniciais e intermediários, a buscarem uma alimentação mais saudável, a conhecerem melhor o meio ambiente e a desenvolverem atitudes que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de todos os seres. Começou em 2005, com a turma que a professora Suzana lecionava. E desde lá, até hoje, o envolvimento, o interesse e a necessidade de aulas práticas, onde os alunos pudessem ter mais contato com os elementos da natureza, ampliou-se, concretizando o sonho em projeto. A partir da readaptação da professora o projeto ficou sob sua responsabilidade. O projeto é mantido com os recursos provenientes da Secretaria Municipal de Educação, APP e doações de particulares. A proposta atende a todos os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental, onde cada turma tem um encontro semanal, com dias e horários fixos. As atividades são desenvolvidas em vários ambientes da escola, além da horta. Às vezes em sala de aula, no pátio, na composteira, no laboratório de Ciências, entre outros. Os temas, geralmente, são abordados através de uma “hora do conto” onde são lidos livros de Literatura Infantil, que favorecem a reflexão e motivam práticas de plantio e cuidados com as plantas. Em seguida, coletivamente, plantam, replantam e colhem. A sistematização dos conteúdos se dá em parceria com a professora de cada turma. A coordenação e a prática pedagógica são feitas por Suzana Pauli, sob a articulação da supervisora Alexsandra Turnes Clasen. Suzana é professora efetiva há oito (8) anos na Rede Municipal de Educação, trabalhando há seis (6) nesta escola, com formação em Pedagogia Séries Iniciais e Disciplinas do Magistério, do Ensino Médio. O projeto também se dispõe a trabalhar com os demais alunos e professores da escola, bastando um planejamento antecipado. Atualmente está sendo desenvolvida, também, uma pesquisa em parceria com o departamento de nutrição da UFSC, a fim de produzir brotos de sementes regionais e introduzi-los na merenda escolar. Fotos de Silvana

EVENTOS NA ESCOLA

A EQUIPE DO PATROLA NA ESCOLA:Luciana, “Tata” do programa Patrola veio fazer uma matéria HORTA NA ESCOLA e a equipe do Jornal Parceria não poderia perder esta emoção, afinal precisávamos registrar este evento singular e prazeroso. “Tata” nos disse que a RBS TV tem um projeto chamado “X da Educação” que mostra ideias e projetos legais e úteis nas escolas. O projeto Horta Viva foi um dos selecionados pelo Patrola para gravarem a matéria. Fazer a matéria na EBM Professora Dilma Lúcia dos Santos foi uma sugestão do Ricardo Medeiros, assessor de comunicação da SME. A matéria foi ao ar no dia 23 de maio de 2009, sábado, às 11h30min da manhã. Foi incrível vivenciarmos a profissão de repórter entrevistando a equipe do Patrola!
Por Gabrieli e Louise.
LANÇAMENTO DO NOSSO PRIMEIRO JORNAL: No dia 08 de Maio aconteceu o lançamento do jornal da nossa escola: o Jornal Parceria.Foi um momento especial onde alunos, professores e funcionários puderam conhecer e prestigiar o fruto do trabalho de toda a equipe envolvida.Nesta primeira edição foi organizado um jornal-mural em cada sala de aula para permitir a todos os alunos o acesso e leitura das reportagens. Já os professores receberam seu próprio exemplar.
PorBeth e Gabriela.
ESPORTES NA ESCOLA/Por Robson e Dulce
Brincando de Corda: Marcelina Cordeiro é professora a trinta anos e a vinte e cinco anos trabalha em nossa escola.Neste momento está trabalhando com seus alunos das séries iniciais atividades recreativas dirigidas e livres. Veja como a atividade com corda é interessante: A corda é um objeto bastante significativo no conjunto das atividades. O pular corda, além de estimular habilidades físicas e mentais, favorece o trabalho com o corpo, através do desenvolvimento dos membros inferiores. Utilizar a corda para fazer desenhos livres no chão e andar sobre eles explora o equilíbrio corporal, além de permitir diferentes representações de figuras que auxiliam no conhecimento de conceitos matemáticos. Fonte: Ferreira, Idalina Ladeira.Atividades na Pré-escola.Ed.Saraiva, 17ºedição, SP, 1997. fotos de: Robson
Karatê- Dia 09/05 aconteceu em São José a COPA KATI DO DE KARATÊ. Shihan Paulo Roberto Guiga Dutra, Coordenador do Projeto Karatê & Cidadania, e sua equipe, trouxeram para a escola mais medalhas. CONFIRA OS MEDALHISTAS:
fotos de Thiê
ESCOLA ABERTA /Por Nadini e Ketlin /Fotos de Nadini e Ketlin
Quem organiza e avalia as oficinas que fazem parte das atividades da Escola Aberta é Marta Piller. Veja algumas oficinas: A oficina de bijuterias é com a professora Sonia M. Camargo, que tem muita energia, paciência e força de vontade. É moradora da Armação, faz artesanato desde os 16 anos. Sabe fazer crochê, tricô, trabalhos com flores de meia, com escama de peixe, entre outros. A oficina de chinelos é com a professora Angela Maria V. Poschi, mora no bairro Carianos. Aprendeu a fazer artesanatos em cursos. As oficinas estão muito motivadas com a presença de 8 a 10 alunos por oficinas. Ela convida todos a participar. A oficina acontece aos sábados das 14:00h às 18:00h
A oficina fuxico e pedrarias é com a professora Laura Dutra. Sua aluna Ariane, que é noiva, está aproveitando a oportunidade que a escola aberta está oferecendo para produzir seu enxoval.
Angela M. Grande Pires é a professora da oficina em pintura de lata, plástico , vidro e madeira .
"É A ARTE COM RECICLAGEM...

É RECICLANDO COM ARTE”.

CALENDÁRIO- EVENTOS DE JUNHO /Por Júlio 03 - Dia Do Administrador De Pessoal. 05 - Dia Da Ecologia - Dia Mundial Do Meio Ambiente – Dia Internacional Da Ecologia. 06- Atividade Na Escola - “Meio Ambiente Com A Família Na Escola”. 07 - Dia Da Liberdade De Imprensa. 08 - Dia Do Citricultor. 09 - Dia Nacional De Anchieta - Dia Do Porteiro - Dia Do Tênis - Dia Do Protético. 10 - Dia Da Raça - Dia De Camões - Dia Da Artilharia: Exército Brasileiro - Fundação Da Sociedade Bíblica Do Brasil (1948) - Dia Do Pastor. 11 - Dia Do Educador Sanitário - Dia Da Marinha - Corpus Christi- Feriado. 12 - Dia Dos Namorados - Dia Do Correio Aéreo Nacional. 13 - Dia Do Turista - Atividade Na Escola - Reunião Com Pais E Entrega De Avaliações. 14 - Dia Do Solista. 16 - Dia Da Unidade Nacional. 17 - Dia Do Funcionário Público Aposentado - Dia Da Unidade Alemã. 18 - Dia Do Químico - Dia Do Imigrante Japonês. 20 - Dia Do Revendedor. 21 - Dia Da Mídia - Dia Universal Olímpico - Início Do Inverno - Dia Do Intelectual. 23 - Dia Nacional Do Migrante. 24 - Dia Do Caboclo - Dia Mundial Dos Discos Voadores - Dia De São João. 25 - Dia Do Migrante - Dia Do Agricultor. 26 - Dia Do Professor De Educação Física. 27 - Dia Nacional Do Progresso - Dia Do Artista Lírico. 29 - Dia Da Telefonista - Dia Do Pescador - Dia Do Tenista - Dia Do Futebol - Dia Nacional Do Progresso - Dia De São Pedro E São Paulo 30 - Dia Do Economiário.

Momento de reflexão /Por Silvana PLANTE UMA ÁRVORE. (Juliane-turma 74) Plante os pés no chão. Não respire o veneno em vão! Quem planta colhe! E quando plantamos juntos Colhemos juntos! Uma semente foi plantada! Por apenas um minuto, Tudo estava salvo! A vida não consiste Apenas em tamanho. A vida em si é inexplicável. Toda vida gera vidas! Por isso, Plante uma árvore! Você não imagina O quanto de vida existe nela!
Desenho de Duane- turma 73.
EXPEDIENTE: DIRETOR EXECUTIVO: Júlio César Steffen Muniz EDITORA – CHEFE: Silvana Valéria Nazário COORDENAÇÃO: Elizabeth Alexandrina Antunes e Kátia Estela Moro Pires SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: Alexsandra Turnes Clasen PRODUÇÃO: Elizabeth Alexandrina Antunes DIAGRAMAÇÃO: Elizabeth Alexandrina Antunes, Silvana V. Nazário e
Júlio César Steffen Muniz. VISUAL/BLOG: Elizabeth Alexandrina Antunes REPÓRTERES : Gabrielli dos Santos Villamil, Robson Branco Duarte, Louise D. Santos, Laila G. Sass, Nadini Ediane Antunes, Gabriela Calonico de Oliveira e Ketlin Cristina Ortiz. REPÓRTERES CORRESPONDENTES: Dulcilene Pires e Veridiana Oliveira. ENDEREÇO VIRTUAL DO JORNAL: jornalparceria@gmail.com ENDEREÇO DO BLOG: http://jornalparceria.blogspot.com/ ENDEREÇO VIRTUAL DA ESCOLA: ebmdilmalucia@click21.com.br