quinta-feira, 30 de julho de 2009

PROJETO:PRÓ-REPA

PROGRAMA DE RECLICLAGEM DE PAPEL- (PRÓ-REPA) ”Pensando e fazendo papel na escola”.
Professora Márcia Cunha, formada em filosofia é a coordenadora do Pró-repa com Carga horária: trinta horas semanais. Trabalha na escola há dezenove anos e exerce a coordenação do projeto há quatorze anos.
O Pró-repa (programa de reciclagem do papel) surgiu a partir de um curso promovido pela prefeitura de Florianópolis em 1993. Em 1995 foi implantado.
O objetivo do projeto é a partir de práticas pedagógicas de reciclagem do papel, conscientizar a comunidade escolar da importância de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o papel.
Quem executa o projeto é Márcia Cunha que este ano conta com o auxilio da professora Cristiane e com grupos de alunos monitores no contra turno na regência das turmas das séries iniciais.O projeto atende o ensino fundamental, ensino médio, escola aberta e EJA da comunidade da Armação.
O projeto oferece oficinas com sucatas, de brinquedos e de encadernação.
Organiza e participa de apresentações em feiras ambientais.
Confecciona e vende artigos de papelaria e embalagens, entre outros.
A partir do projeto observou-se avanço significativo quando os alunos incorporam o cuidado com o meio ambiente, o não desperdício e o uso da criatividade.A maior dificuldade é ainda a falta de colaboração dos agentes, mas temos clareza que tudo faz parte do processo de apropriação de cada um. Cada qual tem seu tempo próprio.Assim continuamos com nosso papel de intervir educando na ação e reflexão.
/Por Ketlin